ProcessoProdutivo

O processo de produção da cachaça Da Nossa envolve etapas importantes antes de ser consumida. Vale a pena conhecer seus detalhes e saber mais de cada fase, conforme descritos abaixo. Confira: 

Cana de açucar

Cana-de-açúcar

Primeiro é realizada a colheita da cana, principal matéria-prima para produção da cachaça.

Moenda

Moagem

Depois, neste processo, as moendas espremem a cana para extração do suco, separando caldo e bagaço, que também é reaproveitado para aquecer as fornalhas do alambique.

 

Fermentação

Fermentação

Após a filtragem, o processo continua em seis dornas de fermentação com capacidade para 600 litros cada uma, que faz com que a mistura do caldo, já devidamente preparada, permaneça por 24 horas em temperatura ideal para aperfeiçoar a ação das leveduras. Ou seja, as substâncias nutritivas adicionadas no caldo precisam manter ativa a vida do fermento. 

 

Destilaria

Destilação

O que foi fermentado agora é chamado de mosto fermentado e está pronto para ser destilado e dar origem a cachaça Da Nossa. Com capacidade de 600 litros e respectiva fornalha, o trabalho de destilação consiste em adequar a bebida em uma concentração alcoólica previstos em lei de 38 a 48%. 

 

Análise da Qualidade

Análise da qualidade

Todas as amostras dos lotes produzidos são degustadas, avaliadas e enviadas em laboratórios de alta qualidade, credenciados para que sejam realizadas a análise adequada, sendo esta etapa realizada por terceiros e a cada lote produzido.

 

Armazenamento

Armazenamento

Nesta seção ficam identificados o volume de cada barril. A cachaça Da Nossa fica armazenada em recipientes de madeira ou inox, pois dessa forma, reduz as perdas de evaporação. 

 

Toneis de carvalho europeu

Envelhecimento

Aqui, a qualidade da cachaça, que fora armazenada em barris de madeira, fica aprimorada, pois seus atributos desejáveis de cor, aroma e sabor da bebida envelhecida dá sofisticação ao paladar de quem a consome. 

 

GArrafas

Envase e Depósito

São realizados na etapa final o procedimento de pré-enxague e envazilhamento semiautomático. Os vasilhames vazios já ficam higienizados, bem como o produto já engarrafado.